top of page
Foto do escritorTiago Rodrigues Benedetti

Cinco estratégias para sua rotina de reta final para o ENEM 2024

Atualizado: 19 de out.

Provas do ENEM

Estudante, estou escrevendo essa publicação no dia 18 de outubro. Significa que faltam 16 dias para as provas de Linguagens, Redação e Humanas do primeiro domingo de Enem, e que ainda faltam 23 dias para as provas de Natureza e Matemática, no segundo domingo de Enem.


O que fazer diante desse tempo para tirar máximo proveito desse pouco tempo que ainda resta?


Recomendo que aproveite seu tempo de estudo da melhor forma, por meio dessas 5 estratégias, que cabem de forma flexível na sua rotina.


1) SIMULADOS


Você sabe que simulados servem para trabalhar sua velocidade de prova e avaliar seu rendimento em cada área e disciplina. Esses dados sobre velocidade e rendimento ajudam você a calibrar a sua rotina de estudo.


Acontece que agora está na hora de parar de fazer simulados.


A partir do dia 21 de outubro, eu recomendo que você não faça mais simulados, não faz bem para a sua saúde mental ficar se avaliando tão perto da prova. Em vez disso, substitua os simulados por baterias.


2) BATERIAS


Fazer bateria significa fazer 10 questões em 30 minutos, como se fossem mini simulados. Para isso, faça assim:


1) Selecione uma disciplina.

2) Selecione 10 questões de temas de alta relevância dentro dessa disciplina.

3) Acione um cronômetro de 30 minutos e resolva essas 10 questões.

4) Corrija seus erros e lacunas de aprendizagem de forma cuidadosa, usando o tempo que precisar.

5) Comece tudo de novo, com outra bateria em outra disciplina.


Fazer baterias rápidas de 10 questões em 30 minutos é uma forma de se manter na corrida, trabalhando contra o tempo e checando rendimento parcial. É importante tentar fazer 10 questões em 30 minutos para calibrar e manter a sua velocidade de prova e seu rendimento dentro dessa velocidade. Se o tempo acabar antes de você terminar as 10 questões, encerre a bateria e pronto...


Você precisa aprender a fazer (e acertar) questões em pouco tempo. Se você acostumar a fazer questões com tempo livre, vai ter um preparo fora da realidade. Você até pode acertar uma questão se tiver 10 minutos para ficar pensando sobre ela. Mas será que você dá conta de fazer e acertar essa questão em 3 minutos, que é mais ou menos o tempo que você tem para fazer uma questão no Enem?


Depois de cada bateria, corrija com todo tempo e cuidado que puder os seus erros e lacunas de aprendizagem. Quando sentir que superou as lacunas dessas baterias, troque de disciplina e comece outra bateria. Se possível, faça várias baterias ao longo do dia, dentro das suas possibilidades. Para isso, use plataformas de questões, listas ou questões de livros.


O importante das baterias é manter você rápido, produtivo, monitorando erros e lacunas de aprendizagem.


Dica extra

Para baterias de Natureza, utilize questões do Enem e de vestibulares como Fuvest, Unicamp, Unesp, UERJ e Fatec. Para Matemática, utilize questões apenas de Enem e Fuvest. E para Humanas e Linguagens, utilize apenas questões modelo Enem, tanto de provas oficiais quanto de outras aplicações (como PPL) e de simulados de sistemas de ensino como Poliedro, SAS, Anglo e Bernoulli.


3) PRÁTICA DELIBERADA


Prática deliberada significa resolver questões sobre conteúdos relevantes das disciplinas e áreas de peso para você. A diferença da prática deliberada para a bateria é que na prática deliberada você não precisa cronometrar o seu tempo. Ou seja, utilize a prática deliberada para trabalhar conteúdos com os quais você ainda tem maior dificuldade.


Além disso, na resolução de questões por prática deliberada, recomendo que resolva questões em blocos de 3 em 3 questões. Faça 3 questões, corrija seus erros e lacunas, e depois siga adiante, fazendo mais 3 questões. Essa resolução em blocos permite você aprender um pouquinho e já aplicar essa aprendizagem no próximo bloco de questões.


Faça prática deliberada com disciplinas de peso sempre atacando conteúdos de média e alta recorrência no ENEM dos últimos cinco ou seis anos. Essa estratégia vai manter você em contato com conteúdos, forçando uma revisão de repertório, mas sem a exigência de velocidade. Ou seja, faça prática deliberada para conteúdos que ainda precisa de reforço.


Se quiser mais detalhes, publiquei um vídeo sobre prática deliberada no meu canal:



4) PERCURSO


O percurso é uma forma de se manter em contato com as provas e fazer revisões abrangentes de forma mais solta. Fazer percurso significa simplesmente pegar uma prova de verdade do Enem e sair fazendo as questões da prova de forma linear, dentro de uma reserva de tempo.


Exemplo: Reserve 1 hora por dia para percurso. Hoje, pegue o Enem PPL de 2019 e abra na questão 91 de Natureza. A partir dessa questão, vá fazendo as questões de Natureza dentro dessa reserva de tempo. Faça as questões em blocos de 3 em 3 questões, corrigindo esses blocos e reforçando suas lacunas de aprendizagem. Digamos que depois de 1h você conseguiu fazer 15 questões... pronto, encerre aí. Amanhã, quando voltar para o seu horário de percurso, continue fazendo mais 1 hora de percurso a partir da questão que você parou ontem nesse Enem PPL 2019. E assim vá fazendo até "matar" toda essa prova.


O que você ganha fazendo percurso? Ele te dá uma revisão abrangente, de forma aleatória, conforme a prova te oferece as questões (e os conteúdos que vêm nessas questões). Isso faz você se manter em contato com a prova, manuseando as questões e criando repertório.


Se quiser saber mais detalhes sobre o percurso, publiquei uma aula no meu canal:



5) REFORÇO DE LACUNAS


Por fim, temos que pensar no que não está bem. Faltando tão pouco tempo para as provas, vale a pena investir em conteúdos que você ainda não aprendeu? Vale a pena reforçar lacunas mais profundas de aprendizagem?


Sim e não.


Sim, se forem conteúdos relevantes para a sua aprovação, conteúdos de peso (no Sisu) e que tenham média ou alta recorrência nas provas.


Não, se forem conteúdos irrelevantes que pouco vão contribuir para a sua aprovação. Não tem problema você chegar no ENEM sem saber direito o conteúdo de fungos e algas em Biologia... isso nunca caiu no Enem.


RESUMINDO...


Em geral, concentre-se em manter a sua velocidade de prova, em revisar conteúdos importantes e fazer manutenção dos conteúdos de modo geral. Para tudo isso ficar simples e fácil de gerenciar, utilize baterias, listas e provas de verdade.


E por fim, lembre-se do seu foco. Foco no processo, não no resultado. Não se preocupe com Enem, com SiSU, com aprovação ou reprovação... nada disso está sob seu controle. Preocupe-se apenas em fazer a sua bateria de 10 questões hoje... isso sim está sob o seu controle e isso sim pode contribuir com o seu objetivo.


Foco no processo, não no resultado.



:)


Essas são minhas cinco sugestões. Cabe a você adaptar o melhor formato de aplicação de cada uma, a depender do seu contexto e necessidades.


Se precisar de ajuda e orientação, fala comigo pelo Direct no meu Instagram ou manda uma mensagem no meu WhatsApp no (68) 99949-2768.

46 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page