top of page
Foto do escritorTiago Rodrigues Benedetti

Estratégia de bateria de questões para aumento de rendimento



Bateria de questões é uma estratégia de esforço curto e direcionado de recordação, com avaliação rápida de rendimento seguida de reavaliação. Uma bateria pode ser feita com a resolução de uma lista curta de questões temáticas, em tempo limitado. Uma bateria tem como desfecho um registro de rendimento em função do tempo que deve ser repetido em sequência com outra bateria.


O objetivo dessa estratégia é revisar conteúdos já estudados, mas com uma abordagem avaliativa, refletindo sobre erros e dúvidas, dentro de um contexto de treino, uma vez que se avalia o desempenho e o tempo de resolução. As baterias são semelhantes aos simulados, mas com uma abordagem mais rápida e restrita.


Essa estratégia é flexível e cabe em vários momentos da rotina de estudo, sendo mais direcionada para estudantes que estão se preparando para vestibulares, ENEM e provas de concursos públicos. Diferente das outras estratégias, em que recomendo diferentes formas de abordagem, para a bateria de questões vou recomendar um passo a passo em etapas:


  1. Selecione um tema de interesse que você gostaria de trabalhar com a inten-ção de revisar, avaliar e melhorar seu desempenho em provas.

  2. Diante do tema selecionado, resolva uma lista com 10 questões sobre esse tema, cronometrando o seu tempo. Faça isso sem pausas e intervalos e, ao final da resolução das questões, verifique quanto tempo você levou para completar as 10 questões. Depois disso, registre seu tempo de prova e seu rendimento e faça a correção das questões, destinando o tempo que for necessário para corrigir erros e lacunas que eventualmente você tenha cometido.

  3. Depois de fazer essa primeira bateria de 10 questões, resolva mais 10 questões sobre esse mesmo tema, a fim de checar o rendimento comparado entre a primeira e a segunda bateria. Espera-se que a segunda bateria tenha um rendimento melhor que a primeira bateria. Ao resolver a segunda bateria de questões, a expectativa é que você consiga ser melhor do que foi na bateria anterior, tanto em termos de tempo quanto em desempenho. Caso isso não aconteça, recomenda-se que você corrija novamente seus erros e estude as suas lacunas de aprendizagem, para daí tentar uma terceira bateria de questões (veja no quadro abaixo o exemplo com a disciplina de Biologia que começou com um rendimento de 60%, que caiu para 40% e por fim subiu para 80%).

  4. Ao realizar uma sessão de bateria de 10 questões, registre os seus resultados em um caderno e vá comparando seu progresso em baterias diversas ao longo do tempo, ao longo de semanas e meses. Para esses registros, utilize informações simples como conteúdos, datas, tempo de resolução, quantidade de questões e desempenho, conforme o exemplo a seguir:



Perceba que a estratégia de baterias de questões funciona como uma espécie de micro simulado temático, em que cada bateria serve como um pequeno processo avaliativo que avalia um tema ou um grupo de temas por vez, sempre comparando o rendimento de tempo e desempenho entre uma bateria e outra.


A grande coisa dessa estratégia é promover uma revisão avaliativa visando aumento de desempenho, utilizando uma mescla de recordação ativa, reflexão, calibração, prática intercala e distribuída, tudo ao mesmo tempo. A experiência de fazer uma bateria e depois enfrentar outra bateria com novas questões promove um momento de esforço voltando para o seu desempenho, o que também reforça suas habilidades metacognitivas.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page