top of page
  • Foto do escritorTiago Rodrigues Benedetti

EU LEVEI 8 ANOS PARA FAZER ESSE RESUMO SOBRE APRENDIZAGEM

Atualizado: 29 de mai. de 2023

Construir resumos significa fazer um esforço de redução e síntese de um conhecimento até a sua essência. Esse tipo de esforço direcionado e intencional é um potencializador de aprendizagem.


Fazer a síntese de uma ideia significa retirar tudo que é acessório e deixar só o essencial. Você transforma um capítulo e uma folha, uma folha em um parágrafo, um parágrafo em um esquema... até que restem aquelas poucas palavras que você não pode remover, sob o risco de perder o sentido da ideia.


Ao longo dos últimos 8 anos eu venho tentando sintetizar, reduzir e simplificar o conceito de aprendizagem até a sua essência e acredito que finalmente consegui chegar em algo definitivo e satisfatório. Quer ver?


Veja essa foto de um dos meus cadernos, onde "concebi" o resumo:




Para te explicar melhor o que é esse resumo em si, seu significado e alguns pontos relativos a sua concepção, gravei uma aula.


Nesse vídeo quero te mostrar esse resumo que levei praticamente 8 anos para conceber e já aproveito para falar sobre o que é a aprendizagem (num ponto de vista) e como o esforço de redução e o esforço de externalização podem potencializar essa aprendizagem.



Se tiver alguma consideração ou observação, deixe seu comentário!

161 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page